sexta-feira, 21 de agosto de 2009

ANTÓNIO FERNANDO NEVADO – ANIVERSARIANTE

2009.07.30 – A convite de Daniel Soares, Presidente do Núcleo de Vila Nova de Foz Côa e cunhado do homenageado fui de abalada até àquela que é a única zona do país que tem dois patrimónios mundiais (!), as Gravuras Rupestres do Vale do Côa e o Alto Douro Vinhateiro. Que melhor enquadramento se poderia encontrar para uma festa de aniversário senão tão bela região que a Natureza brindou com tamanha dávida! António Fernando Beselga Nevado (nasceu em 30.07.64), Árbitro dos quadros da Associação de Futebol da Guarda, recebeu recentemente o título O MELHOR DO DISTRITO do Jornal Nova Guarda, depois de terem sido apreciadas as suas prestações nos 20 jogos que dirigiu no Distrital da 1ª Divisão, com a média final de 3,85.
O prémio atribuído a António Fernando Nevado, denominado João Adónis, saudoso companheiro tão prematuramente desaparecido num acidente de viação e por quem tinha grande estima. Nesta festa de aniversário, partilhada conjuntamente com familiares e outros amigos de várias paragens (Meda, Porto, Lisboa, Guarda, etc.) estiveram presentes cerca de 40 pessoas.
Iniciei a pseudo sessão-técnica (para justificar a minha presença) falando sobre problemas que afectam a arbitragem portuguesa, o que deu para “encher” espaço enquanto se ultimavam os necessários preparativos com a verdadeira finalidade da reunião: Prestar uma singela homenagem a um homem simples e bom! Depois, bem, depois foi o normal desenrolar de um alegre convívio entre os presentes não faltando, claro, as peripécias e das situações passadas nos jogos dirigidos por cada qual e nas suas épocas, longínquas ou mais próximas. Para além de Daniel Soares ter encontrado nomes para fazerem parte dos novos órgãos sociais do Núcleo, também procedeu à entrega de lembranças ao Nevado e aos companheiros de equipa (Virgílio Pessoa e Sérgio Morgado) que, durante a época, estiveram com o António Fernando Nevado. O Núcleo da Guarda também alinhou no mesmo diapasão! Bonito! O cantar dos "parabéns a você" e o corte do tradicional bolo de aniversário, foram momentos altos desta magnifica festa que a todos agradou e encantou.
Entretanto, para o aniversariante aqui fica a mensagem de António José Rodrigues, mais um dos seus muitos e excelentes amigos: Nunca foste exagerado
Tentas sempre a perfeição
És o António Fernando Nevado
Um árbitro de eleição
És um árbitro sem tiques
E nunca apitas à toa
Parabéns do Tozé Rodrigues
Pois dignificas e bem o
Núcleo de Árbitros de Foz Côa.
Por fim expresso o meu profundo agradecimento a todos aqueles que me distinguiram com a sua amizade e não só, e bem assim a Daniel Nabais, Silvério Sousa e seu filho André, os quais, para além dos excelentes companheiros que são, os primeiros fizeram o favor de me transportar nas viagens que tive de fazer de automóvel, já que o trajecto até à Guarda e volta foi feito de comboio. Bem-hajam!

1 comentário:

Anónimo disse...

Em meu nome pessoal e em nome do núcleo de árbitros de V N de Foz Côa agradecemos a gentileza da sua visita e da publicação da notícia bem haja grande ALBERTO HELDER
um abraço dos amigos de Foz Côa