quinta-feira, 6 de agosto de 2009

ESTE BLOGUE ESTÁ NA NET HÁ 2 ANOS!

Desde já o meu agradecimento a todos aqueles que seguem este projecto diário desde o seu início (já lá vão 730 dias…) e que com as suas sugestões, crítica e conselhos tentam dar-me motivos para melhorar a sua qualidade, esmero que procuro manter como princípio essencial a par da divisa que me tem acompanhado desde sempre: Independência, Verdade, Solidariedade e Militância.

Até agora as coisas têm corrido bem, pois alguns dos trabalhos a que me dediquei serão, estou certo, contributos para a história da arbitragem portuguesa, que enferma de elementos e pessoas capazes na vasta hierarquia que, nesta área, não tem projectos nem objectivos, o que é uma grande lacuna. Uma novidade: estão encetados contactos com entidade a quem apresentei a ideia de publicar em livro alguns dos temas que mereceram cuidado especial e profunda pesquisa. Vamos aguardar…

A criação dos prémios MEL e FEL foi uma medida acertada (veja-se a quantidade de mensagens que recebi nesse sentido), com os contemplados a aceitaram naturalmente os títulos mesmo os desfavoráveis que nem murmuraram nem bramiram … Para o presente ano e na mesma linha de orientação dou conta já existem candidatos que vão ter o seu “galardão” por aquilo que lamentavelmente têm “feito” à arbitragem nacional, com o triste beneplácito da hierarquia. Coisas…

Os assuntos extra-arbitragem também têm merecido dos visitantes cuidada observação, já que alguns deles são abrangentes e nada melhor do que recordar momentos passados, reais e saudosos, que nos fazem recuar no tempo, sem stress, sem atropelos e onde a amizade se pautava como bandeira e não o que se constata hoje, por vezes, onde interesses inconfessáveis dominam os homens, tão frágeis que são…

Aos companheiros já desaparecidos, por respeito à sua memória, registo e enalteço a sua total entrega à causa que abraçaram e espero ter dado o destaque merecido à companhia que nos fizeram, afinal, o mínimo que lhes é devido.

Também tenho de mencionar e agradecer os honrosos convites recebidos de aquém e além fronteiras, que tenho correspondido na medida do possível, já que a idade a isso obriga, mas não posso deixar de salientar os meus bons amigos brasileiros que, ao longo dos anos, muito me têm presenteado e por nutro e fidelizo amizade sincera e cordial, sabendo que a reciprocidade se enquadra nos mesmos elevados patamares de entendimento, respeito e trabalho.

Agora, alguns dos chamados “vivos”, que “andem” por aí e teimam olhar só para o seu umbigo, na esperança de verem as suas “proezas” perpetuadas no tempo e no espaço, a esses digo-lhes que mostrem, que divulguem a lista dos seus feitos para que a opinião pública veja e analise que género de pessoas são…

Honrando o meu passado, vou continuar a ter a mesma atitude, sempre em prol da nobre missão a que me dediquei, assim como estarei constantemente ao lado dos que lutam pelo bem colectivo, pela arbitragem e por um Portugal melhor!

Alberto Helder
2009.08.06

Veja o que foi publicado neste mesmo dia de 2007:
http://albertohelder.blogspot.com/2007/08/o-desastre-areo-de-congonhas-so-paulo_06.html
http://albertohelder.blogspot.com/2007/08/carto-vermelho.html
http://albertohelder.blogspot.com/2007/08/apresentao-e-tributo.html

2 comentários:

RefereeTip Manager disse...

Parabéns pelos dois anos de Blog. Sei o quão difícil e trabalhoso pelo que mais facilmente reconheço o grande mérito destes dois anos!
Continuação de bom trabalho!
Abraço
Jorge Faustino

Anónimo disse...

Parabéns pelo 2º.aniversário do Blog e pelos temas aí desenvolvidos,não sendo do meio da arbitragem,sou um leitor interessado e reconheço grande mérito no trabalho de pesquisa e de actualidades publicado para memória colectiva futura.
A tua perseverança,frontalidade e rectidão na conduta,continuam a ser, desde há longos anos, a minha inspiração para estar com a vida.
Bem Hajas!
Um abraço
Manuel Ferreira