segunda-feira, 21 de maio de 2012

ASSALAM KHAN DIZ DE SUA JUSTIÇA!

Com a devida vénia transcrevo um artigo deste meu bom amigo moçambicano, ex-árbitro FIFA de Futsal, que actuou no Mundial de 2008-Brasil:
Doa a quem doer. Sou benfiquista mas fui arbitro e hoje sou instrutor FIFA para arbitragem. Penso que muito se pode dizer da arbitragem portuguesa (futebol),  uns dizem mal (entende-se os motivos) mas a presença de Pedro Proença, Bertino Miranda, Ricardo Santos, Jorge Sousa e Duarte Gomes na final da Liga dos Campeões Europeus, é certamente uma LAMBADA com luva bem branquinha a quem sempre disse mal da arbitragem portuguesa. Num país em que só se diz bem dos árbitros (ou não se diz mal) quando se ganha, e não há coragem de admitir que se ganhou com um erro de arbitragem, está tudo dito…

Sempre defendi os árbitros pois estive lá dentro e sei que não é nada fácil. Digam o que quiserem, mas se fosse em Portugal ou se esta final fosse entre equipas portuguesas, lá estariam as TV´s e os jornais a vender o peixe todo usando os erros dos árbitros ou supostos erros, pois da jeito e... VENDE. Vi Lahm do Bayern cair na área mas não ouvi uma palavra dos jogadores, treinadores e dirigentes do Bayern sobre o lance e senti todo o fair play da parte dos bávaros após a derrota e mesmo Jupp Heynckes disse que não há que reclamar pela táctica do adversário, mas se fosse em Moçambique ou em Portugal, falar-se-ia de autocarros e táctica que prejudica o espectáculo, etc., etc.

Há outros lances que poderiam ser usados nos comentários sobre o trabalho dos seis árbitros (incluindo o 4º árbitros espanhol, Carlos Velasco Carballo, mas há quem falhou grande penalidade, há quem falhou golo certo e é desta forma que se deve ver um jogo. Vi também Torres cai na área. Há o penalty de Drogba (justíssimo) sobre Ribery, pois, se fosse em Portugal... Ulálá como dizem os franceses... seria o fim do mundo.

Proença e seus pares fizeram um trabalho de qualidade elevada e uma vez mais provaram que Portugal tem árbitros! É verdade, SENHORES!

Nas redes sociais tenho dito isto mas há sempre quem pense que o nível é baixo. Ninguém confia uma final a árbitros que não tenham qualidade. Por exemplo, a nomeação de Paulo Baptista para a final da taça também foi muito criticada por alguém, dono do conhecimento (!). Em Portugal, quer se ganhar a tudo custo e me parece que nós moçambicanos herdamos dos portugueses o hábito de atacar a arbitragem para justificar as nossas insuficiências pois é a via mais fácil... Em Moçambique a época iniciou com palavras como corrupção e bandidos na arbitragem nacional e hoje os que diziam que havia bandidos e corruptos estão calados pois os adeptos e dirigentes já viram que essa é uma boa saída para esconder os seus erros. Em Portugal também os adeptos devem acordar.

OBRIGADO PEDRO! Sei que fizeram um trabalho sem par nos MAUS da fita do futebol português mas sinceramente, eu e os que acreditaram sempre em vocês estávamos a torcer para tudo vos corresse bem e talvez poucos vimos do jogo. Até a decisão de sortear a baliza para os pontapés da marca de grande penalidade foi uma decisão certíssima...

PARABÉNS A TODOS OS ÁRBITROS PORTUGUESES PELO PASSO EM FRENTE QUE MAIS NÃO FOI SENÃO A CONTINUIDADE DO SUCESSO DE OLEGÁRIO BENQUERENÇA NO MUNDIAL DE 2010.

O brilho segue dentro de momentos no EURO 2012...

Sem comentários: