terça-feira, 15 de maio de 2012

NAQUELE TEMPO (LVII) – MAIO DE 1962

NOTA: A FALTA DE IMAGENS NO BLOGUE DEVE-SE A EXISTIR UM PROBLEMA QUE ESPERO SEJA RESOLVIDO RAPIDAMENTE.
GRATO PELA COMPREENSÃO.

No Boletim “O ÁRBITRO” nº 59 (ano V), de há cinquenta anos, foram focados os seguintes temas:

TÍTULOS - Carlos Carvalho aborda o tema “Um novo a propósito… a propósito de jogo perigoso activo”. “Do jogo perigoso”, é o tema que Joaquim Caixeiro desenvolve. António Augusto dos Santos assina “Ainda o fora-de-jogo…”

ESCLARECIMENTO NECESSÁRIO - O Presidente da Comissão Central de Árbitros, Fernando Augusto Henriques Pimenta, desenvolve, em quatro páginas, um interessante artigo sobre o que tem vindo a afectar a classe: o atraso dos pagamentos de prémios, transportes e diárias. Espera, pois, que a Federação Portuguesa de Futebol cumpra com as promessas feitas, não só respeitando as entregas mensais, como os aumentos compatíveis com o custo de vida.

ATLETAS DE ONTEM ÁRBITROS DE HOJE - Francisco Guerra, o carismático Árbitro nortenho, é o homenageado. Em 1935 iniciou-se como jogador de Andebol (de 11), modalidade na qual se sagrou campeão distrital e nacional, por diversas vezes e em vários escalões. Recorde-se que, como Árbitro internacional no futebol, esteve na ribalta de 1957/58 a 1965/66.

UM ÁRBITRO ESTRANGEIRO DE MÊS A MÊS - O suíço Josef Gulde interessou-se pela causa desde muito novo, quando aos dezanove anos se iniciou a dirigir jogos. Graças à arbitragem percorreu muitos países, incluindo o Brasil, que o contratou para actuar nos seus campeonatos durante seis meses. Praticou futebol, basquetebol, esqui e natação. Foi internacional de 1954/55 a 1961/62.

ANTÓNIO SERRANO NA PRESIDÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO DE SANTARÉM - Este antigo e conceituado Árbitro foi indicado pelo clube “Os Leões de Santarém” e eleito por unanimidade para desempenhar tão ingrato, mas gratificante cargo. Esteve filiado em Lisboa, onde dirigiu jogos e em Leiria, como dirigente e delegado da Comissão Central.

O BOLETIM INFORMA - Registe a bárbara e traiçoeira agressão no campo da Cova da Piedade a Henrique Marques da Silva, de Lisboa, alvo de uma pedrada que o deixou prostrado no rectângulo de jogo. Manuel Fragata, de Setúbal, continua a experimentar melhoras do desastre que sofreu. António Calheiros, de Lisboa, foi nomeado para actuar nos Açores, numa das eliminatórias da Taça de Portugal, desafio disputado na cidade de Ponta Delgada. A Comissão de Arbitragem de Angra do Heroísmo teve que cumprir determinação do Ministro das Finanças que não autorizou que o funcionário Francisco Coelho Alves exercesse a actividade de Árbitro de futebol. A mesma Comissão louvou o filiado Policarpo Martins da Silva pelo seu empenho no Torneio de Classificação à Taça de Portugal. Fizeram provas de exame nove jovens que ingressaram no quadro de estagiários. A Associação de Futebol de Ponta Delgada louvou Renato Santos, de Coimbra, pela excelente participação nos jogos da eliminatória Açores-Madeira, para a Taça de Portugal. Eis a nova Comissão Provincial de Árbitros da Guiné-Bissau: Presidente, António Baptista da Luz; Vogais, Carlos Alberto da Silva e Edgar Pompílio Correia Pedro. Em Moçambique, Ernesto da Fonseca Conceição, assumiu a presidência da Comissão dos Árbitros da Zambézia.

PÁGINA HUMORISTICA - Carlos Resende brinda-nos com um desenho que nos faz pensar…

TRIBUNA DO ÁRBITRO - António José Luís, que foi Árbitro em Lisboa, coloca as seguintes questões a partir de Nampula (Moçambique): Na marcação de um livre ou de um pontapé de canto é necessário o Árbitro apitar para recomeçar o jogo ou basta um simples gesto com a mão? Quando a bola sai fora pela linha lateral, o árbitro deve apitar para ser considerada a bola fora, ou não é necessário? David Costa, responsável por esta rubrica, depois de muito divagar em tantos casos que se verificaram sobre os dois assuntos, responde: É indispensável que o Árbitro dê o sinal (por meio de apito) para execução das reposições da bola em jogo, assim como quando considera a bola fora.

APITADELAS - A Comissão Central está a estudar a melhor maneira para que os seus filiados preencham os documentos de despesa (deslocações, prémios e diárias), evitando assim disparidades que se vão acentuando. Lamenta-se as listas de castigos de jogadores jovens que semana a semana aumentam e de que maneira. Realça-se o excelente comportamento disciplinar dos jogadores António Simões, do Benfica, e Vicente Lucas, do Belenenses, paradigmas vivos do desporto-rei. Alerta-se os dirigentes para o facto de deverem fazer cumprir que as suas equipas entrem no rectângulo de jogo a tempo do jogo se iniciar à hora marcada. Nesta matéria, tanto se pede à equipa de arbitragem para cumprir, e aos outros?

ÁRBITROS DE AMANHÃ - No 2º Curso de Candidatos organizado pela Comissão Distrital da Associação de Futebol de Lisboa as inscrições foram em considerável número tendo as aulas decorrido em bom ritmo, com animação, alegria e empenho, como, aliás, certificam as cinco últimas fotografias.

BIBLIOTECA - Os interessados têm à sua disposição mais 80 obras literárias, cujos títulos constam da lista publicada.

GRALHAS - O novo editor do Boletim, Hugo Silva, apresenta desculpas pelos lapsos que se verificaram na primeira edição sob a sua jurisdição (número anterior), que atingiram, pasme-se, o total de 48 (!), na opinião de um leitor.

TORNEIO INTERNACIONAL DE JUNIORES NA ROMÉNIA - Critica-se a Federação Portuguesa de Futebol em não ter considerado na comitiva, que iria defender o título ganho em 1961, um Árbitro português, simplesmente por falta de verba…

SOLIDARIEDADE – Para acudir ao Árbitro Manuel Alberto da Silva Marques, dado encontrar-se internado com doença grave, num hospício de Coimbra, e estar impossibilitado de poder pagar os tratamentos, é lançada uma recolha de fundos com esse objectivo, podendo as contribuições ser endereçadas a Júlio Braga Barros, Marinha Grande.

Sem comentários: