segunda-feira, 14 de maio de 2012

COMO NÃO PODIA DEIXAR DE SER, MAIS DO MESMO (1)

10 de Maio de 2012, quinta, às 18H05
Exmºs Senhores
Membros da Mesa da Assembleia-geral da
Federação Portuguesa de Futebol
Ilustres
Presidente, José Luís Fazenda Arnaud Duarte
Vice-Presidente, Carlos Alberto Veiga Moura Alves
Secretário, José Bento Freire Pinto
Apresento os melhores cumprimentos.
Como um dos dois Delegados à Assembleia-geral da Federação Portuguesa de Futebol, eleitos pelos Árbitros Distritais ou equiparados (estes são 5.077 num universo de 5.663 agentes do sector, o que representa 89,6%), recebi, via correio electrónico, a convocatória e documentação para a reunião magna, no dia 26.04.2012, quinta, às 19H15.
Ao aperceber-me do volume de documentos (228 páginas) de que necessito levar para a referida Assembleia, e dado não ter capacidade nem disponibilidade para os imprimir, enviei ao Ilustre Secretário-geral, quase que imediatamente, isto é, no mesmo dia 26 e às 20H03, o seguinte pedido:
Exmº Senhor
Secretário-Geral da
Federação Portuguesa de Futebol
Acuso a recepção da convocatória e respectivos anexos para Assembleia-geral do próximo dia 12 de Maio de 2012, que agradeço.
Dado de que não disponho de capacidade nem disponibilidade para passar a papel as 228 folhas que constam do processo inicial daquela reunião magna, solicito o favor de promover a impressão de toda a documentação  com a maior brevidade possível e, na oportunidade, dar-me conta que já posso passar pela recepção da sede da FPF para proceder ao seu levantamento, dentro do horário de expediente.
Saudações
Alberto Helder
Decorreu uma semana sem ter merecido qualquer resposta, voltei a remeter nova mensagem, em 03.05.2012 (quinta), às 11H42, com o seguinte texto:
Exmº Senhor
Secretário-Geral da
Federação Portuguesa de Futebol
Escrevi a V. Exª no passado dia 26 de Abril a dar conta da minha indisponibilidade e incapacidade para obter cópias dos imensos documentos que vão ser analisados na Assembleia-geral de 12 de Maio e solicitei, cordialmente, o favor de promover que tais documentos fossem fotocopiados nos serviços da Federação e, logo que possível, que fizesse o favor de me avisar para passar pela recepção da FPF para proceder ao seu levantamento.
Ora, dado que até agora V. Exª nada me disse quanto à recepção da minha mensagem ou se o trabalho já está disponível, rogo o especial favor de me informar o que se lhe oferecer dizer sobre o assunto.
Fico pois na expectativa das suas estimadas e rápidas notícias.
Saudações
Alberto Helder
Acontece que em 07.05.2012 (segunda), às 10H12, recebi do Ilustre Secretário-geral uma chamada no meu telemóvel a tentar-me influenciar para que abdicasse do pedido, dado que, a mantê-lo, teriam de ser obtidas mais de 20.000 fotocópias, pois os restantes Delegados teriam que ter o mesmo tratamento que estava a querer (?!).
Respondi que esse não era problema meu, só estava a pedir, com tempo e com cordialidade, o que me fazia falta (e continua), pois quero ir exercer conscientemente a minha função, devidamente habilitado e preparado, pois entendo que estar ao serviço do futebol é atitude muito digna, séria e responsável.
Mais, direi – em jeito de desabafo - que quando me propuseram ao cargo que actualmente desempenho não me disseram (e a regulamentação também não o diz) que teria de ter capacidade financeira, possuir um bom sistema informático e com certeza outras valências, financiando, assim, o futebol português, como parece ser este caso.
Por fim solicitei que me fosse dada uma resposta por escrito do que me tinha sido dito.
Foi-me prometido que tal só seria possível daí a três dias, em 10.05.2012 (hoje), por razões que desconheço.
Como V. Exªs depreendem tenho estado a aguardar tranquilamente pela resposta, mas…
Já passam alguns minutos da hora de encerramento dos serviços federativos e, uma vez mais, a resposta não aparece ou vai tardar e a data da Assembleia mantém-se para daqui a algumas horas, razão porque lamento incomodar V. Exªs com esta situação que não é nada agradável para quem quer e está habituado a cumprir, o que me leva a sentir-me, por isso, frustrado, desanimado e desrespeitado.   
Por tal facto e constatar existir pouca vontade para solucionar uma mera questão burocrática por quem de direito, venho apelar a V. Exªs a vossa melhor atenção e acompanhamento deste assunto, esperançado de que saberão dar a volta a um mero episódio que não tem sentido ter existido, mas sim solucionado na hora, isto é, há 13 dias!
Saudações
Alberto Helder

NOTAS FINAIS: Como esperava estas 4 (quatro) muito venerandas figuras não só não me responderam, como mandava a boa educação, como o altivo presidente da Assembleia-geral, me disse, depois do inquirir sobre a questão, que se quisesse os documentos que os fosse ver à sede da Federação, dar-me cópias é que não… Eloquente como tratam uma pessoa de bem!

Entretanto, no sábado, já estava sentado no meu lugar no auditório Manuel Quaresma, dirigiram-se-me, quer o senhor secretário-geral quer o senhor presidente da direcção, o tal que me telefonou no dia 9 de Dezembro para votar nele, e, como fazem habitualmente, pretenderam cumprimentar-me mas tiveram de ficar com a mão estendida, uma vez que lhes disse categoricamente que “não estava em condições de o fazer”. Sem mais...

Sem comentários: