domingo, 22 de julho de 2012

AS TAREFAS QUE TENHO ENTRE MÃOS E QUE ESTOU A DESENVOLVER…

É bom continuar a fazer algo para que a letargia não apareça ou avance, conforme for o caso.

Desde que terminei o vínculo com a APAF, onde exerci actividade profissional, quando atingi os 65 anos de idade e cinquenta de descontos para a Segurança Social, em Março de 2007, desde então que tenho vindo a manter uma vivacidade que me satisfaz e que me orgulha pelos objectivos que representa na área do desporto.

Enquanto estava no activo sempre pretendi realizar alguns projectos relacionados com a história da arbitragem portuguesa, mas o pouco tempo que tinha disponível não dava para tanto. Só vim a concretizar tais planos nos meses seguintes à minha aposentadoria, como se pode constatar no blogue, lugar privilegiado para expor os trabalhos concluídos.

Agora, neste momento, estou nas seguintes frentes, como passo a descrever:

ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE LISBOA – Ainda no tempo do presidente Dr. Carlos Ribeiro ofereci os meus préstimos (gratuitos) para, conforme já o tinha feito com o Conselho de Arbitragem, catalogar os elencos directivos da AFL desde a sua criação (23.09.1910), mas tal projecto não avançou senão recentemente quando dei conta do meu propósito ao actual presidente, Dr. Nuno Lobo que aceitou a oferta.


Já tenho muito trabalho adiantado e continuo com as pormenorizadas pesquisas para encontrar os elementos em falta, mas não vai ser tarefa fácil dado não existirem dados de alguns anos de documentos como Relatórios e Contas da Associação, mais concretamente referente aos períodos de 1920/21 a 1925/26, 1927/28 a 1932 e 1953/54 a 1956/57. Se alguém puder facultar tais informações, seria excelente!   

Entretanto, sugeri, apresentando um projecto, que se comemore o centenário da primeira deslocação ao estrangeiro do grupo representativo da Associação de Futebol de Lisboa que embarcou em 26 de Junho de 1913 para o Brasil, onde disputou jogos no Rio de Janeiro e em São Paulo, visita que se saldou num enorme êxito desportivo e social. Existem importantes relatos desta viagem, não só em termos de texto como de imagens e troféus! 


SR. JOSÉ MARQUES ALEXANDRE – Um fervoroso adepto do futebol que elaborou simplesmente um trabalho piramidal: Conseguiu descrever os nomes dos 474 Árbitros que dirigiram jogos da 1ª divisão nacional, desde 1935!

A ajuda que estou a prestar é relacionada com nomes completos, locais e datas de nascimento, cuja informação tenho passado. Aguardo, ainda, resposta de alguns Conselhos de Arbitragem que contactei sobre o assunto.

SR. ANTÓNIO AUGUSTO DA SILVA RODRIGUES – Estarrejense, conterrâneo do antigo Árbitro internacional João Joaquim Tavares da Silva (n. 29.11.1903/f. 16.10.1958), pretende organizar a sua biografia. Independentemente de ter proporcionado os elementos que a seguir indico, continuo na busca de mais informação.

1-O seu testemunho pessoal, directo, simples e pormenorizado, quanto ao jogo que dirigiu em 24.04.1932, em Oviedo, entre as selecções da Espanha e da então Jugoslávia (2-1).

Este documento foi recolhido do livro “Futebol-Divulgação das suas leis”, de A. Ribeiro dos Reis, editado pelo autor em 1943, páginas 3 a 5.

2-Uma sua foto.

Obtida do livro “1914-Os Anos de Diamante – 1989-No primeiro centenário do futebol português, livro comemorativo das Bodas de Diamante da Federação Portuguesa de Futebol”, de Henrique Parreirão, editado pela Federação Portuguesa de Futebol, em 1989, página 82.

2 comentários:

Anónimo disse...

trabalhar assim, é sinal de ocupação positiva, dedicação, inteligência e solidariedade com projectos e pessoas.

ps humoristico - ja merecias um Honoris Causa (na Lusófona davam-te uma Cátedra...)

abç

Rui Santos

ANTÓNIO AUGUSTO SILVA disse...

Caro amigo:
Aquilo que eu pretendia escrever sobre Tavares da Silva começa a ultrapassar o espaço que por norma o Boletim/Revista da Câmara Municipal de Estarreja nos atribui. O material que já tinha e que agora vou encontrando é cada vez maior e melhor. Mas como toda a recolha é importante não vou parar e, mesmo que para Novembro eu só faça um resumo, vou propor à Junta de Freguesia de Veiros ( sua terra natal ) patrocinar a publicação do trabalho mais completo para o próximo ano 2013.
Julgo que não será difícil encontrar também algumas empresas locais que se queiram associar à publicação.
Sendo assim, talvez eu ainda tenha de lhe pedir mais ajuda...
Fico desde aqui antecipadamente grato e ao seu dispor
António Augusto Silva-Estarreja