quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

HOMERO SERPA – MAIS UM DOS NOSSOS QUE SE FOI…


Faleceu no último dia do ano e foi ontem a enterrar. Estivemos presentes (eu e o Mestre Joaquim Campos) no seu funeral, como tantos e tantos outros seus amigos que dele se despediram...

Homero Serpa nasce em 8.1.1927, na freguesia de Belém, Lisboa. Colaborou em diversas publicações desde O Mosquito (jornal infantil) até ao jornal A Bola, além de longo tempo de colaboração dispersa por Gazeta do Sul, República, Diário de Lisboa, Diário Popular, revista Lisboa Carris (da qual foi director) e O Setubalense.Entrou no jornalismo desportivo, nos anos 50, pela «via azul», quando o clube de futebol Os Belenenses fundou o seu jornal, no qual desempenhou, mais tarde, o cargo de redactor principal. Em Abril de 1955, iniciou-se em A Bola, onde foi redactor, subchefe de redacção, chefe-adjunto e chefe de redacção. Aposentado, comprometendo-se a manter a publicação de uma crónica semanal nesse mesmo periódico. Foi ainda redactor-fundador de A Bola Magazine e seu chefe de redacção. Recebeu o Prémio da Reportagem atribuído pelo Clube de Jornalistas do Porto (1993), a Medalha de Mérito Desportivo, a Medalha de Mérito da Câmara Municipal de Oeiras, o diploma de sócio honorário do clube de futebol Os Belenenses (2003) e o Prémio O Pepe, instituído pelo Clube de Futebol Os Belenenses.

Surpreendentemente, ou talvez não, foi Treinador da equipa principal do Belenenses em 1970/1971, em parceria com Félix Mourinho.

Escritor de alto gabarito deu à estampa as seguintes obras: História do Desporto em Portugal (do século XIX à primeira Guerra Mundial),
Outra Maneira de Contar Desporto (1981), Crónicas da época desportiva (1989), Cândido de Oliveira (2000), História do Futebol em Portugal (2004), Na Estrada (2005) e Largo da Memória (2006).

Sem comentários: