domingo, 6 de janeiro de 2008

PAULINHO CASCAVEL NOVAMENTE EM PORTUGAL




Este senhor do futebol, cujo nome completo é Paulo Roberto Bacinello, nasceu em 29 de Setembro de 1959, na Cidade de Cascavel, Paraná-Brasil, e deixou a marca da sua personalidade e de excelente e fino goleador quando jogou em Portugal (Futebol Clube do Porto, em 1984/1985, Vitória Sport Clube, de Guimarães, 1985/1987, Sporting Clube de Portugal 1987/1990 e Gil Vicente Futebol Clube 1990/1991), conquistando o título de melhor marcador por duas vezes. Recebeu, por isso, 2 bolas de prata – troféu instituído pelo jornal A Bola – nas épocas de 1986/87, com 22 golos e 1987/1988, com 23.

Pelo que representou para o Vitória de Guimarães, promoveram-lhe uma justa de homenagem em 16 de Setembro de 1997, muito concorrida em termos de adeptos e dirigentes. Quando nasceu sua filha deu-lhe o nome de Vitória. O seu herdeiro Guilherme, de 21 anos de idade, também avançado, iniciou-se nos escalões jovens do Vitória mas está a jogar no Trofense (actual comandante da Liga de Honra).

Isto tudo a propósito da notícia veiculada há uns dias atrás que dava o regresso de Paulinho a Portugal, onde irá permanecer por uns tempos, dedicando-se ao acompanhamento da carreira desportiva do seu sucessor. Ora, como em Março de 2005, na viagem que fiz a Cascavel, tive a felicidade de o conhecer pessoalmente na visita que o meu Bom Amigo Evandro Roman proporcionou à sua Academia de Futebol, onde demoradamente conversámos quando percorremos as suas instalações e ouvimos os seus projectos em benefício do futebol de formação, com a aquisição de mais terrenos para expandir os campos de jogo, contratando mais técnicos e professores. Vi a sua exposição fotográfica, donde se destaca uma sua imagem com a equipa de arbitragem chefiada pelo saudoso Vítor Correia e seus auxiliares Carlos Matos e Tavares da Silva (que me deu um gozo tremendo no regresso dizer-lhes desta fotografia), assim como a enorme galeria de troféus, com as bolas de prata em lugar de destaque.
Foi um prazer enorme este contacto com Paulinho Cascavel, pessoa culta e inteligente, de elevado carácter e humilde quanto baste. Para mais saber que aceita as crianças mais desfavorecidas que querem aprender a jogar sem pagarem qualquer valor pela inscrição. É bonito e de louvar esta atitude que só vem provar que Paulinho é um senhor…

Sem comentários: