sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

LEONEL PIRES, UM SENHOR – CAMARATE-PONTERROLENSE, BENFICA-ESTORIL, PALMENSE-PERO PINHEIRO E BUCELAS-FANHÕES - FIM-DE-SEMANA FUTEBOLÍSTICO













Neste último sábado, dia 5, estive, à tarde, no Campo da Quinta dos Barros a assistir ao jogo entre as equipas do Grupo Desportivo Águias de Camarate (Fundado em 01.08.1950) e do Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural Ponterrolense (F. 01.01.1941), do Campeonato de Juniores da I Divisão, série 1, da Associação de Futebol de Lisboa e que terminou com a vitória dos primeiros por 4-1. Saudei o meu bom Amigo, da velha guarda, sr. António Cardoso.
Equipa de Arbitragem: Bruno Miguel Macedo Chagas (Árbitro), Flávio Alexandre Silva Ramos e João Pedro Machado Silva.

No domingo, dia de Reis, de manhã e no Complexo Desportivo dos Pupilos do Exército (Alto dos Moinhos-Lisboa), para além de cumprimentar Nené, o magnifico jogador internacional do Sport Lisboa e Benfica (F.28.02.1904), vi os seus pupilos ganharem ao Grupo Desportivo Estoril Praia (F.17.05.1939), por 3-1, no jogo que contava para o Distrital de Juvenis I Divisão Honra.
Equipa de Arbitragem: Ari Conceição Silva Mendonça (Árbitro), Tiago Bruno Lopes Martins e Tiago Manuel Almeida Rocha.

Logo a seguir desloquei-me ao campo José Ramos, onde presenciei o desafio entre o Sport Futebol Palmense (F.25.10.1910) e o Clube Atlético Pêro Pinheiro (F. 07.10.1945), do Campeonato Distrial de Juvenis II Divisão, cujo resultado foi favorável aos visitantes por 4-2. O piso, de terra batida e todo ele enlameado, estava impróprio para a prática de bom futebol…
Equipa de Arbitragem, somente constituída por 2 elementos: Fábio Emanuel Ferreira Querido e André Lopes Dias.

À tarde, em Bucelas, no alindado campo Júlio Alves, com sintético de última geração, o Clube de Futebol Os Bucelenses (F. 15.09.1929), derrotou o Sport Lisboa e Fanhões (F. 1942), por 2-0. Encontro do Campeonato da I Divisão Honra.
Equipa de Arbitragem: Flávio José Serrano Roques (Árbitro), Nuno Domingos Henriques Gonçalves e Carlos André Gaio Nunes.

Saudei os meus velhos amigos Bento Silva (Ex-Árbitro) e Leonel Pires (Massagista de renome). Entretanto, no decorrer da segunda parte, o guarda-redes do Fanhões ao efectuar uma defesa de alto risco (em voo), deslocou o ombro direito quando caiu (nada bem, diga-se). Não foi possível a sua recuperação e aconteceu ter sido substituído, recolhendo às cabinas. Leonel Eurico Pires, que assistia ao jogo na bancada na companhia de familiares, respondeu de imediato à solicitação dum seu colega no sentido de que se deslocasse aos balneários para ajudar o lesionado, o que fez de bom agrado. Graças aos seus profundos conhecimentos e experiência profissional deu a sua preciosa colaboração localmente e indicou ao jogador o que fazer a seguir no Hospital para onde foi transportado. Esta atitude de Leonel Pires, que não estava de serviço, para com um atleta, mais a mais adversário, é demonstrativo do que as pessoas devem ser no seu dia-a-dia: Prestáveis, Gentis e Dignas de estarem no Futebol. Gostei bastante do que vi e, por isso, fui felicitá-lo no fim do jogo, saudando o Grande Homem que é o humilde, cortês e sincero – e já agora meu bom Amigo – Leonel Pires! (encontra-se na fila de trás, à esquerda, quando a delegação da selecção nacional de Futsal foi apresentar cumprimentos de cortesia ao Presidente da Assembleia da República, antes de partirem para Taipé, onde se desenrolou o Mundial-2004).

Nota: A última distinção que merecidamente recebeu foi a Medalha Municipal de Mérito Desportivo, atribuída pela Câmara Municipal de Loures, em 29 de Junho de 2006.

Sem comentários: