sexta-feira, 13 de junho de 2008

A ARBITRAGEM NAS FINAIS DOS CAMPEONATOS DO MUNDO DE FUTEBOL

Foi graças ao eloquente historiador húngaro Istvan Somos (na foto) – especialista de arbitragem que durante muitos anos divulgou imensos estudos na FIFA – de quem recolhi grande parte da informação necessária para que este trabalho atinja os objectivos pretendidos.


Assim, dou conta que, através de uma dúzia de episódios semanais, irei apresentar alguns dados relacionados com as primeiras 12 finais dos mundiais, que se realizaram desde 1930-Uruguai até 1982-Espanha.

Na fotografia anterior, a partir de cima, os primeiro Árbitros que dirigiram as seguintes finais: 1930-Lagenus (Belga), 1934-Eklind (Sueco), 1938-Capdeville (Francês), 1950-Reader (Inglês) e 1954-Ling (Inglês).

-O troféu Jules Rimet-

Imagens, elementos e curiosidades do maior evento desportivo a nível universal, serão a parte forte deste projecto que espero seja do agrado geral.



Destaco a particularidade do facto do derradeiro desafio, em que uma das turmas será proclamada campeã mundial e da outra pouco se falará, ter sempre uma equipa de arbitragem à altura do acontecimento.


O papel que desempenhará será, principalmente, o de dirimir bem as questões que se lhe deparem, que, na perspectiva de uns é importante, positivo até, enquanto outros, normalmente de quem perde, o contrário é que prevalece. Coisas…


Em cada qual haverá o natural interesse em comparar os tempos de então e a actualidade.

Aguardem, pois, pela primeira edição, que estará aqui no dia 18 de Junho (4ª feira).

Sem comentários: