domingo, 12 de abril de 2009

ANAF – XXVIII CONGRESSO (V)

O domingo, dia 29 de Março, foi especial, memorável até, já que a organização concretizou um espectacular encerramento do Congresso. Viveram-se momentos de franco e agradável convívio, quer na área desportiva, quer na social, cuja envolvência de todos os congressistas, árbitros locais e suas famílias e amigos foi forte e participativa. Um espanto! Comecemos pelo jogo de futebol, na variante society, que se realizou no magnifico complexo desportivo da ADUFP-Associação de Docentes da Universidade Federal de Piauí, onde se defrontaram as equipas dos Árbitros e aquela onde joga o Governador do Estado de Piauí, Wellington Dias, denominada KLB-Kilapa de Bucho. Sob a direcção dos conceituados Árbitros mais do que FIFAS, Elicarlos Lima (Paraíba), Manuel Ibiapina Lima (Piauí), mundialmente conhecido por Manuleu, e eu próprio (uma especialidade de Lisboa…), as turmas alinharam: KLB (camisa branca): 1-Hilton. 3- Mauro. 4-Oziel. 6-Emerson. 9-Louro. 10-Roniel. 11-Acursio Veras. 13-Welington Dias. 14-Joaquim. 16-Hélio. 17-Alades. 19-Carlos Augusto. 21-Moisés. Treinador: João José Leitão. Selecção de todo o Brasil (camisa azul): 1-Timóteo. 2-Lustosa. 3-Becão. 4-Steifel. 5-António Santos. 6-Jácome. 7-José Pessi. 8-Colman. 9-Luciano. 10-Jorge Paulo. 12-Valdir. 13-Aguinel. 16-Da Mata. 18-Márcio. 21-Messias. 22-Genildo. Treinador: Arthur Alves Filho. Está-se mesmo a ver quem ganhou, não é verdade? Primeiro, na quantidade de jogadores e depois no marcador e logo por 3-0! Golos de Jácome (2) e Luciano, todos na primeira parte. Reza a história do encontro que um dos Árbitros (EU não digo quem foi EU) assinalou grande penalidade a favor da KLB, pelo facto do jogador 18-Márcio ter interceptado a bola intencionalmente com a mão, pois até foi penalizado com a amostragem do cartão amarelo. Como a execução de grandes penalidades são de imensa responsabilidade logo foi o Governador chamado a tentar convertê-la, mas não foi feliz.
Outro dos árbitros mandou repetir e novamente Wellington Dias também repetiu, não conseguindo fazer golo. No final do desafio todo o trio que dirigiu a partida foi contemplado por todos os torcedores com uma estrondosa salva de palmadas, perdão, uma salva de palmas, pela sua convincente actuação que será recordada por todo o sempre… Por especial deferência o Governador Wellington Dias ofertou-me a sua camisa do jogo (a 13) que curiosamente era o número de ordem da sua lista nas eleições para o cargo que desempenha. De seguida passou-se ao repasto num dos sítios mais aprazível no parque desportivo onde se dialogou e conviveu escutando música ao vivo. Houve mais distinções, com a entrega de prémios a várias pessoas e eu fui um dos contemplados. Também foram proferidos discursos apropriados de quem se sentiu bem nos dias que passou em Teresina, e que afirmaram terem gostado de estar com o seu povo, com os seus companheiros e amigos.
A todos e a todas Teresinenses, gente fantástica e solidária, aqui fica expresso meu agradecimento e admiração! Para alguns a hora da partida estava a chegar e, claro, a da saudade também… Houve as naturais despedidas, abraços, cumprimentos e desejos de bom regresso a casa, o que, felizmente se verificou.
Foi bom ver o pessoal feliz por ter estado num Congresso que começou e acabou sempre com o mesmo nível: Superior, Fraterno e Responsável. Parabéns à Comissão Organizadora do Congresso pelas condições que proporcionaram a todos participantes e pelo êxito que alcançaram em tão importante acontecimento que envolveu a totalidade da arbitragem brasileira na sua máxima potência. Era já noitinha quando o sempre prestável senhor Francisco (o motorista que nos acompanhou superiormente desde a primeira hora), conduziu-me ao Hotel, assim como o Amigo Renato Silva, do Maranhão, que só viajava no dia seguinte. Aí assisti à transmissão pela televisão do jogo de apuramento para o mundial 2010, entre as selecções do Equador e do Brasil, que terminou empatado (1-1). Amanhã, segunda-feira, também está previsto um dia cheio de muita actividade. Até lá…

3 comentários:

Unknown disse...

estou amando ver as fotos matando saudades bjs amigo fk com DEUS

Anónimo disse...

nao tem as fotos do jogo do benfica vs. BUSC ? obrigado pela atençao

maurobrazil@bol.com.br disse...

SEJA BEM VINDO SEMPRE A SUA PRESENÇA MUITO NOS HONROU!

maurobrazil@bol.com.br