sábado, 18 de abril de 2009

ANAF – XXVIII CONGRESSO (VIII)

Dia 1 de Abril de 2009, quarta-feira, tempo de regressar à minha amada Lisboa, mas já com saudades de todos aqueles com quem convivi no Brasil, país que me é muito querido. Mas as coisas são como são e vamos em frente…José Steifel e António Santos fizeram o favor de fazer as honras de Teresina ao virem despedir-se. Agradeci-lhes tudo o que fizeram por mim. Nada me faltou e as deferências foram enormes, fantásticas! Deixei montes de abraços para todas e para todos, amigos e anónimos que, pese embora tenha partilhado as emoções, comoções e alegrias, não me foi possível registar os seus nomes. Espero voltar a Teresina ou vê-los noutro qualquer lugar nesta aldeia global, porque não? Também não posso esquecer Jorge Paulo Oliveira Gomes, José Pessi, Elicarlos Lima, José Leitão, Ciro Camargo, Dárcio Pereira e outros grandes companheiros de jornada, cujos nomes fui divulgando nestas oito crónicas que redigi. Todos foram simplesmente excepcionais. Se cometi alguma falha peço que me perdoem. O brasão do Santos Futebol Clube, os escudos, os galhardetes, os porta-chaves, enfim, um manancial de lembranças que perpetuarão o convívio entre gente de bem de países irmãos, que têm como comum a arbitragem de futebol, uma paixão que nos faz sentir sempre bem! Saí de Teresina pelas 12H45 e 489 quilómetros e uma hora depois já estava no Aeroporto de Fortaleza. À minha espera tinha Eduardo Lamboglia, empresário e o criador do quadro electrónico para as substituições em uso em todo o Brasil e América do Sul. Este novo amigo, foi de uma cordialidade impressionante a todos os títulos. Levou-me a sua casa (tive a oportunidade de conversar, via MSN, com o amigo comum, Mário Real, de Lisboa), ao seu estabelecimento – onde cumprimentei a senhora sua esposa, numa fracção de segundos – e a almoçar num restaurante à beira-mar. Levou-me de seguida para o Aeroporto de Fortaleza, para embarcar para Lisboa, o que fiz às 20H00. Cheguei ao Aeroporto da Portela pela 07H00, depois de se ter percorrido, voando, 5.608 quilómetros…
Viva o Congresso de 2009! Estou pronto para voltar ao Brasil. É a minha vocação! Já em Portugal, as imensas mensagens que me têm feito chegar sensibilizaram-me sobremaneira. Obrigado!

3 comentários:

Unknown disse...

Caro Amigo Helder, adorei seu comentario em seu site e fico feliz em saber que esteve satisfeito em estar em visita em Fortaleza por algumas horas.
Espero voce em outros momentos para mostrar toda a cidade e praça de esportes do Futebol.
Um grande abraço
Eduardo Lamboglia - Diretor da Eletronica LAMB
www.lamb.com.br

Eduardo Lamboglia disse...

Estimado amigo helder, em visita a Lisboa quero agradeçer sua simplicidade amiga e de ser hospitaleiro em Vosso País.
Muito Obrigado e um grande abraço.
Eduardo Lamboglia - Dir. da Eletronica LAMB
www.lamb.com.br

Eduardo Lamboglia disse...

Parabens pela sua coluna no site CARTÃO VERMELHO e com certeza suas palavras são perfeitas e é por isso que estamos na posição de pessoas honestas e que fazem seu trabalho com força positiva.
Um grande abraço
Eduardo Lamboglia