domingo, 30 de novembro de 2008

ATLÉTICO TOJAL-BUCELENSES

-Fábio Sempão, António Franco e Pedro Costa-
Foi o jogo que vi no domingo passado, dia 23, no novo e sempre alindado Campo da Meia Laranja (piso sintético), entre a equipa da casa, o Atlético Clube do Tojal (fundado em 13.03.1944) e o seu mais próximo vizinho e rival, o Clube de Futebol Os Bucelenses (f. 15.09.1929), localidades que distam 6 quilómetros entre si! O jogo que contava para a 10ª jornada da divisão maior do futebol lisboeta, foi ganho pelo Tojal por 2-0, com golos na segunda parte. A classificação dos dois clubes era, antes deste desafio, a seguinte: Tojal: 2º lugar com 21 pontos, o mesmo número de pontos do primeiro (Oeiras), correspondente a 6 vitórias e 3 empates. Golos 11-2! Bucelenses: 9º posto, com 11 pontos, de 3 vitórias, 2 empates e 4 derrotas. Golos: 16-15.O trio que dirigiu o jogo: Árbitro, António José Pedro Franco (nasceu 30.11.1983), Árbitro de 1ª categoria distrital, tem 10 anos de arbitragem e a sua perspectiva é voltar ao quadro nacional, o que tem trabalhado para isso. É empresário e frequenta o Núcleo de Marvila. Auxiliares: Pedro Miguel Nunes Costa (n. 17.08.1983), Árbitro de 1ª categoria distrital, tem 5 anos de arbitragem e deseja atingir o máximo escalão na carreira. É estudante universitário de matemática. É filiado no Núcleo de Sintra.Fábio Filipe Tecelão Sempão (n. 02.06.1990), Árbitro da 2ª categoria distrital, tem 3 anos de arbitragem e pretende, também, chegar o mais longe possível na arbitragem. É estudante na área das Humanidades e operador de caixa. Vai ao Núcleo da Brandoa-Amadora. Como não podia deixar de ser encontrei neste recinto bons amigos como Emílio Fernandes (ex-presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Lisboa), Leonel Pires (massagista), Bento Silva (ex-árbitro e empresário), Luís Guilherme (ex-presidente da Comissão de Arbitragem da Liga Portuguesa de Futebol Profissional) com quem dialoguei. Também a menina Rita Margarida Silva, que de serviço à instalação sonora do Estádio saúda tudo e todos com simpatia, cordialidade e desportivismo.

sábado, 29 de novembro de 2008

NAQUELE TEMPO (XV)

Boletim O Árbitro de Novembro de 1958, o destaque vai para:

Orlando Valadão Chagas foi nomeado Director-geral dos Desportos e a revista saudava-o augurando-lhe as maiores felicidades, mas, ao mesmo tempo, confiava na sua comprovada competência na valorização da causa que devotadamente serve… -Dr. Orlando Valadão Chagas-
Na rubrica Um Árbitro estrangeiro de mês a mês fazia-se referência àquele que foi considerado um dos melhores do mundo, o inglês Reginald James Leafe (n. 15.12.1914) presente nos mundiais de 1950-Brasil e 1958-Suécia. -Lorenzo Ausina-
No curiosíssimo título Respingando, Henrique Silva, de Lisboa, apresenta do jornal El Gráfico, de Buenos Aires, algumas considerações que, pela sua oportunidade, vale a pena dar a conhecer algumas delas. A saber:
-A bola de futebol não tem o seu monumento, mas cada estádio é um monumento à bola de futebol.
-Quando um jogo termina empatado zero a zero, todos supõem que ninguém perdeu, quando afinal todos perderam… a tarde.
-A vaidade é pior que o álcool: há desportistas que com um copo se embebedam.
-Ciência do futebol: conseguir que a bola faça tudo o que não pode fazer o jogador e que o jogador faça somente o que a bola não pode fazer.
-O Árbitro é essa rara personalidade obrigada a proceder bem cada vez que um jogador procede mal.
-Em plena temporada um domingo sem futebol é uma semana sem domingo.
-Um golo consegue-se quando o atacante aproveita a oportunidade de o fazer e o guarda-redes perde a oportunidade de o evitar.
-Alguns jogadores de futebol praticam a equitação a pé.

O antigo Árbitro Álvaro Santos, de Coimbra, assina um artigo na A Voz Desportiva, em que exorta os Árbitros de bancada a dirigirem um jogo de futebol e quem sabe se singrarão na carreira e chegam ao topo desejado. -Joaquim Campos, Eduardo Gouveia e Hermínio Soares-
Joaquim Campos continua a dar conta da sua presença no mundial 1958-Suécia. Nesta edição aborda a idade adiantada da maioria dos Árbitros, lei da vantagem, diagonal e o desejável entendimento na equipa de arbitragem.

Diogo Manso, de Braga, envia um trabalho onde se lamenta que somente foi escolhido um elemento daquele distrito para os quadros nacionais.

Vicente António Caballero, correspondente em Espanha, destaca a excelente actuação do trio português (Joaquim Campos, Eduardo Gouveia e Hermínio Soares), no Espanha-Irlanda, que mereceu elogios de toda a gente e da imprensa. Na Agenda do Árbitro respiga-se que o Comité de Árbitros de Futebol de Espanha colocou à disposição da Comissão Central filmes utilizados no recente curso de actualização. Ainda: Os Árbitros do Concelho de Almada estiveram no colóquio onde falou Joaquim Campos sobre a participação no recente mundial.

Nas páginas centrais, Alberto Carmo Lourenço, de Nampula, expõe o seu ponto de vista quanto às entradas e saídas dos jogadores do rectângulo de jogo, sem autorização do Árbitro. Quanto a notícias regionais, Leiria promoveu uma reunião geral de filiados para tratar de diversos assuntos, mas a indicação dos seus Árbitros aos quadros nacionais (Braga Barros, Reinaldo Silva, Raul Filipe, Saldanha Ribeiro, Gervásio Tojeira e Bernardo Antunes), prendeu a atenção de todos.

Setúbal procede-se a angariação de fundos destinados a Aureliano Fernandes e deu nota da tomada de posse do novo presidente, Alfredo Pedrosa.

Aveiro marcou as quartas-feiras para reuniões com os filiados, sendo obrigatória a presença daqueles que moram na área da Cidade e facultativa aos que domiciliados em localidades distantes a mais de 10 quilómetros.

A Comissão Central emite comunicado com três pontos, dos quais se destaca o voto de pesar pelo falecimento do Dr. João Tavares da Silva (o segundo Árbitro FIFA português). O Treinador do Lusitano de Évora, Lorenzo Ausina, escreve que O Saber Perder Beneficiaria o Trabalho dos Árbitros. Comentário: ele lá sabia porquê…

Isidro Fragoso, Árbitro de Santarém, face à situação vivida pelo companheiro Aureliano, preconiza a criação do Fundo de Solidariedade ou Cofre para acudir a todos aqueles que venham a ser vítimas de agressões ou desastres quando nomeados para exercerem a função. Entretanto, a quantia recolhida para este fim soma 4.589$00. O Tenente Pires Duarte envia de Timor (Dili) a sua crónica baseada na realidade futebolística local. Muita paixão, mas pouca regulamentação e a arbitragem chega a estes números: Candidatos inscritos para a frequência do curso: 9. Eliminados: 3. Aprovados: 4. Aguardam o regresso da Metrópole: 2. Mesmo assim, segundo a sua opinião, chegam para as encomendas… Timor também vai remeter a sua contribuição para ajudar Aureliano.

Nas Apitadelas, aparece uma opinião um tanto controversa: o fora-de-jogo deveria ser assinalado no momento em que o jogador recebe a bola. Realça a Campanha de Disciplina da Associação de Futebol de Lisboa que já reduziu imenso a lista dos castigos. É que uma medalha de ouro não é nada de desprezar! Os Fiscais de Linha (leia-se Árbitros Assistentes) que acompanham os Árbitros dos quadros nacionais estão descontentes por não arbitrarem jogos distritais, logo sem hipótese de se candidatarem a Árbitro do referido escalão, como seria justo e humano. O Árbitro divulga a lista com 43 novos assinantes, destacando-se os de Espanha, Bissau e Nampula.

A Federação Portuguesa de Futebol emite a tabela de Transportes e Prémios de Arbitragem para a época 1958/1959, documento que se divulga e merece, hoje, uma cuidada análise.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O APITO – BOLETIM DO NÚCLEO DE SANTIAGO DO CACÉM

Saiu o segundo número da revista informativa do Núcleo, cuja qualidade, apresentação e conteúdo superam as expectativas mais prometedoras.

Esta edição, correspondente ao mês de Outubro de 2008, está profusamente ilustrada com êxitos dos seus filiados, com a ascensão à 1ª categoria nacional de dois dos seus mais qualificados Árbitros Assistentes, assim como do próprio Núcleo que venceu o tradicional Torneio de Futsal organizado pela associação de classe (APAF).

Outras rubricas estão incluídas nesta publicação, das quais se destacam a Primeira Maratona de Futsal, organização conjunta com um clube desportivo e a Festa de Encerramento da época anterior, ambos acontecimentos com muitos e activos participantes.

Estão de parabéns todos aqueles que contribuem para a crescente grandiosidade e dinâmica do Núcleo que está ao serviço da arbitragem, da sua região e da Associação de Futebol de Setúbal. A sua existência e o seu trabalho, a sua participação e dignidade são, sem dúvida, uma mais-valia para o futebol.

Felicitações àqueles que nunca deixaram de acreditar que um dia o Núcleo teria a sua muito justa consagração, como se verifica agora!

Mais informação:

http://arbitrosdesantiago.com/

http://albertohelder.blogspot.com/2008/06/ncleo-de-santiago-do-cacm-realizou-o.html

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

UMA INOVAÇÃO IDEALIZADA HÁ 58 ANOS!...

A UEFA está a testar um sistema de controlo por parte da equipa de arbitragem num jogo de futebol com a colocação de 2 Árbitros junto de cada baliza para tirar as dúvidas que possam surgir. Isto para além dos três habituais, naturalmente.

A competição piloto termina hoje em Chipre, onde, desde o passado dia 22, as selecções da casa, da Dinamarca, da Geórgia e da República Checa disputam o apuramento para o Europeu Sub-19, que se realizará em 2009 na Ucrânia. Quem está a supervisionar os seus efeitos localmente são antigos Árbitros de elite, hoje Observadores, incluindo Vítor Pereira, que ajuizarão os prós e os contras de tal experiência.

'Até agora foi muito bem-sucedida. O principal objectivo é controlar melhor o que se passa na grande área, para além de ajudar o árbitro, pois sabemos que este é o local onde acontecem a maior parte dos incidentes', diz um dos especialistas presentes.

Um dos Árbitros que participou nesta prova afirmou que 'este sistema possibilita que os árbitros controlem melhor uma zona onde normalmente sentem mais dificuldades. Por isso sentimo-nos mais confiantes nas decisões que tomamos', explicou. 'Claro que o facto de termos mais fiscalização, não excluiu totalmente os erros, mas certamente que eles diminuirão consideravelmente'.
Ora,

Até tudo bem, senão fosse este figurino prognosticado já no longínquo ano de 1950, conforme consta no jornal Record, edição 37, de 5 de Agosto do referido ano, página 11, na rubrica: Temas de Futebol, com o título: Porque não adoptar um juiz de baliza?

O texto é assinado pelo português sr. João Silveira, que, depois de ter assistido a uma partida de futebol no norte de Portugal e ter acontecido algo que não achou bem, justifica a razão da sua sugestão que foi, agora, aproveitada pela UEFA, passados que foram estes anos todos, o equivalente a 699 meses, 20.970 dias, 503.280 horas, 30.196.800 minutos e 181.180.800 segundos e por aí fora!...

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

JOAQUIM CAMPOS VAI RECEBER O TRIBUTO DA CIDADE DE LISBOA

De harmonia com a informação recebida ontem do Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa está prevista a entrega da Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro, ao Mestre Joaquim Fernandes de Campos no próximo dia 2 de Dezembro (terça-feira), pelas 15H30, no Pavilhão Carlos Lopes. -No Campeonato do Mundo de 1966-
Esta cerimónia, onde também serão distinguidos outros desportistas de elite, está englobada na apresentação pública do futuro Museu do Desporto, a ser criado naquele mesmo espaço. -Na final da Taça de Portugal 1967/1968-
A estrutura agora anunciada deve ser levada a efeito tão depressa quanto possível, uma vez que o imenso e rico espólio do desporto português - incluindo o da arbitragem de futebol - não só não tem um local digno e apropriado, como não está acessível, numa simples exposição. -Em Roterdão, com Manuel Fortunato e Maximino Afonso-
Algumas das heranças, ou estão encaixotadas ou os seus possuidores aguardam o sítio certo para doarem as suas recordações de muitas épocas, que marcaram e honraram sobremaneira o desporto português e internacional. -Com o saudoso Vítor Correia-
Merecem, pois, o enquadramento daquele emblemático Pavilhão que é um monumento nacional, graças ao hóquei patinado português, onde foram conquistados 2 mundiais e 2 europeus da modalidade.

Mais informação:

http://albertohelder.blogspot.com/2007/11/mestre-joaquim-campos-finalmente.html

http://albertohelder.blogspot.com/2008/05/francamente.html

terça-feira, 25 de novembro de 2008

FOTOS MUITO ESPECIAIS (1)

Inicio hoje a divulgação de fotografias relacionadas com o futebol, especialmente com a arbitragem e que muito me dizem.

Pela sua singularidade, o caricato de algumas situações assim como a análise que cada caso merece, direi que vale sempre a pena observar o desporto rei como fonte inesgotável de factos que nos obrigam ora a pensar, ora a sorrir com o que se nos depara em cada imagem, seja ela actual ou de tempos idos…

Deliciem-se…

-Num jogo entre equipas militares o Assistente do lado esquerdo só podia ter um blusão adequado...-

-Olha p'ra moeda...-

-Outros tempos, outras colocações-

-Quem é que disse que naquela altura não havia jogo rasteiro?-

-Nos anos 40 e 50 quando tocava o hino era assim que os portugueses obrigatoriamente o escutavam...-

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O ANGOLANO PEDRO SANTOS É ÁRBITRO FIFA




No início deste ano, em 10 de Janeiro, já aqui tinha feito referência à internacionalização de dois meus bons amigos Evandro Roman (Brasil) e Carlos Xistra (Portugal), faltando-me falar de Pedro Simão dos Santos (nasceu em 22.09.1973), o que, por razões óbvias, só agora o posso fazer. Este meu bom amigo foi um dos grandes companheiros que, graças à Federação Angolana de Futebol e o empenhamento do seu presidente da Comissão de Arbitragem do também meu bom amigo Jorge Mário Fernandes, auxiliaram-me na visita que fiz a Angola, no ano passado de 16 a 25 de Março, quando prestei o meu tributo ao país e às suas maravilhosas gentes por terem contribuído para a minha formação cívica e desportiva. Pedro Santos é uma pessoa simples e prestável, cortês e simpático, referências que me marcaram pela positiva, isto para além da sua forte personalidade e o elevado carácter que possui e se reflecte agradavelmente no seio do futebol. Espero que tenha as maiores felicidades com a insígnia FIFA e que os êxitos que obtenha, com a efectiva participação dos seus colegas e dirigentes, contribuam para a dignificação da arbitragem angolana e dos seus agentes. Identificação das fotos

As duas primeiras: 21.05.2008, em Luanda, no I Encontro da Selecção de Angola-Sport Lisboa e Benfica (2-3). Colaboraram consigo: 1º Assistente, Inácio Manuel Cândido (n. 27.01.1971), 2º Assistente, Manuel Sebastião da Silva e (n. 28.04.1974), Quarto Árbitro, Agostinho Muluta Prata (n. 22.06.1963). Capitães da Selecção angolana e do Benfica, respectivamente Kaly e Mantorras. Nas 2 seguintes: Em 28.06.2008, em Point-Noire, dirigiu o encontro internacional entre o Congo Brazaville e o Congo Democrático (1-1), para o apuramento Campeonato Africano das Nações, Sub-20, 2009-Rwanda. Teve com auxiliares:1º Assistente Vicente Garcia, (n. 05.03.1971) e 2º Assistente Júlio Lemos da Silva (n. 17.07.1977). Como uma curiosidade muito nostálgica divulgo uma minha foto obtida em Luanda, em 30 de Junho de 1965, tendo como cenário a deslumbrante Baía de Luanda e o Estádio dos Coqueiros… Ai que saudades ai, ai!

domingo, 23 de novembro de 2008

ÁRBITRO DE PESO!

Ao Árbitro exigem-se características especiais e necessárias para poder exercer a sua actividade convenientemente, incluindo o apuro físico. Pode um juiz de 135 quilos de peso ter condições para tanto?Contudo, no campeonato brasileiro de selecções, em Outubro de 1944, o arbitro gaúcho Henrique Failice (foto) apitou o jogo entre Cariocas e Mineiros no Pacaembú. Foi a estreia do Árbitro número um do Rio Grande do Sul.

E no trabalho deste simpático e bonacheirão juiz verificaram-se, naturalmente, alguns erros por não poder desempenhar a sua função cabalmente, pelos motivos à vista. Logo num encontro de uma competição tão importante viu-se o Árbitro Failice fazer uma actuação menos conseguida.

Fonte: MUSEU DOS DESPORTOS

sábado, 22 de novembro de 2008

MUSGUEIRA-OEIRAS, O JOGO QUE VI NO PASSADO FIM-DE-SEMANA

-Equipa de arbitragem: Nelson Henriques, Hugo Henriques e André Sousa-
Foi no domingo, dia 16, no moderno e funcional Estádio da Alta de Lisboa (relvado sintético), onde se defrontaram as equipas do Recreativo Águias da Musgueira (fundado em 01.05.1963) e da Associação Desportiva de Oeiras (f. 21.04.1956). Ganhou a equipa da linha do Estoril por 4-0. Golos só na segunda parte. Antes desta nona jornada da 1ª Divisão Honra lisboeta a classificação era a seguinte: Musgueira: 11º lugar com 10 pontos, de 2 vitórias, 4 empates e 2 derrotas. Golos 13-18.
Oeiras: 2º posto com 18 pontos, de 5 vitórias e 3 empates. Derrotas, zero. Golos 14-7.
Próximos jogos: Musgueira vai a Loures e o Oeiras recebe o Venda do Pinheiro. Jogos a 23 de Novembro. Quem dirigiu o jogo foi a seguinte equipa de arbitragem da Associação de Futebol de Lisboa: Árbitro - Hugo Ricardo Vicente Henriques (nasceu 19.09.1980). É instrutor de Fitness e Árbitro da 1ª categoria Distrital. Tem 12 anos de carreira. Aspira voltar a ingressar nos quadros federativos e ir o mais longe possível. Frequenta os Núcleos de Lisboa e da Brandoa-Amadora. Árbitros Assistentes: Nelson Filipe Batista Costa Henriques (n. 26.01.1979). É funcionário dos Correios. Também está no quadro da 1ª categoria distrital e tudo fará para ingressar no quadro dos Assistentes nacionais. É filiado no Núcleo de Lisboa. André João Nascimento Sousa (n. 12.10.1989). Está no 12º ano e perspectiva ser Piloto Aviador. Faz parte dos quadros da segunda categoria distrital e começou há 3 anos como Árbitro Jovem. Pretende alcançar os mais elevados patamares, já que juventude, força de vontade e dedicação são os seus atributos. É filho de Silvério Sousa, Árbitro de Futsal (2ª categoria nacional). Como não podia deixar de ser tive o grato privilégio de saudar bons amigos que tenho nestas paragens, casos de António Quadros, presidente do Águias e antigo árbitro, mas a passar um momento muito difícil com a sua saúde, José Maria Ribeiro (treinador do Águias), seu irmão Horácio, que foi distinguido esta semana pela Confederação do Desporto de Portugal com o prémio Distinção pelo muito que o Boxe nacional lhe deve, Vítor Freitas, Marcelino Lagarto, antigo colega árbitro e José Spínola, dirigente do Oeiras. NOTA PESSOAL: No antigo Campo dos Sacrifícios (era assim que se chamava o recinto que foi substituído pelo actual Estádio), em 29 de Janeiro de 1989, em terra batida, dirigi o encontro de Juvenis entre o Desportivo de Chelas e o Caneças (1-2).